• PLANOS
  • DEPOIMENTOS
  • QUEM SOMOS
  • TRABALHE CONOSCO
  • ÁREA DO CLIENTE



Cuidados para manter a qualidade de sua internet

Publicado em 17/06/2021

Muitas pessoas sofrem por estar com impressão de internet lenta em casa. Alguns vídeos travam e algumas páginas não carregam imediatamente. Isso não é o que se espera quando se possui um provedor de boa qualidade.

Abaixo vamos apresentar informações que talvez a maioria da população não conheça. Existem diversos fatores que podem influenciar na velocidade da sua internet e que não tem relação direta com o seu provedor. Confira!

1. ROTEADOR MAL POSICIONADO

Um fator importante que influencia na velocidade da sua internet é a posição do seu roteador Wi-Fi. Quando os dispositivos conectados à rede estão em cômodos diferentes e distantes desse aparelho, perde-se eficiência na conexão.

Isso é assim porque o sinal Wi-Fi é uma onda que sofre mudanças em sua intensidade conforme a distância entre o roteador (emissor) e os dispositivos conectados a ele (receptores). Quanto mais distante, menor a intensidade de banda, ou seja, menor a velocidade disponível. O mesmo acontece com paredes: quanto maior o número delas entre emissor e receptor, menor a intensidade recebida.

Por isso, é muito importante que o roteador seja colocado numa posição central do estabelecimento ou no cômodo onde a maior parte dos dispositivos serão conectados, como a sala de estar, por exemplo. Além disso, é preciso colocar num local alto, para evitar outras barreiras, como móveis. Para equipamentos como computadores e TV’s, recomendamos fortemente que sejam ligados ao roteador por meio de cabos.

2. PROXIMIDADE COMO OBJETOS QUE INTERFEREM NO SINAL 

Além do posicionamento do roteador em locais altos e centrais, é preciso considerar outros objetos e itens dentro da casa que podem influenciar na qualidade do sinal wi-fi de seu roteador. Colocamos abaixo os principais deles para você se atentar:

REDE DE ÁGUA
A água também interfere na transmissão do Wi-Fi, uma vez que ela é capaz de absorver as ondas de rádio do aparelho. Por isso, não é recomendado colocar o roteador próximo a encanamentos e locais úmidos, como nas paredes externas do banheiro, por exemplo.

OBJETOS ORNAMENTAIS
Objetos ornamentais também podem interferir na conexão. Os espelhos, por exemplo, normalmente são compostos por lâminas de metal, o que bloqueia e reflete as ondas transmitidas pelo roteador, reduzindo a velocidade pelo wi-fi.

JANELAS E VIDROS
Como falamos, as paredes geram bloqueios no sinal de transmissão via rádio do seu roteador. Assim como elas, as janelas e vidros pela casa possuem o mesmo efeito. Por isso, considere sua proximidade com seu emissor de sinal.

3. VELOCIDADE IMCOMPATIVEL COM O USO

Ter muitas pessoas usando a internet na residência pode deixá-la lenta, se a velocidade contratada for muito baixa. Quanto mais dispositivos conectados, maior a divisão da banda disponível, por isso, a velocidade é reduzida entre eles.

O uso de aplicativos que usam mais dados, como a exibição de vídeos online —  como Netflix, Youtube, Globo Play —, ou downloads e uploads de grandes arquivos, impactam ainda mais na velocidade distribuída. Dessa forma, três pessoas usando apenas as redes sociais podem ficar satisfeitas com 10 mega de internet, enquanto três que usam esses aplicativos podem sofrer com a lentidão da rede.

Nesses casos em que a conexão recebida não é suficiente para atender com qualidade as necessidades de navegação da residência, é indicado procurar seu provedor e contratar um plano com maior capacidade. 

4. VÍRUS OU MALWARE INSTALADOS

Outro problema que pode gerar impacto negativo na velocidade de sua internet, é a presença de vírus e malwares em seus dispositivos, como computadores, celulares e tablets. Esses sistemas comprometem a qualidade da navegação e a segurança de suas informações.
Por isso, é importante manter sempre um antivírus de qualidade em seus aparelhos. Existem opções gratuitas no mercado que oferecem uma proteção adequada, bem como soluções pagas mais completas.

Realizar uma varredura periódica nos dispositivos é uma boa prática para detectar problemas em estágio inicial. Alguns vírus e malwares podem passar despercebidos e serem identificados nesse processo. Caso necessário, tenha um técnico de confiança para acompanhar sua rede.

Esses são os mais comuns e importantes fatores que impactam na velocidade da sua internet. Verifique todas elas com frequência para garantir que sua navegação esteja sempre com a maior qualidade possível.


Compartilhe:

 




Visualizações: 4952

Fonte: https://vla.net.br/blog/

Entre em contato

(27) 4042-3544
0800 983 2054

contato@voeinternet.com.br

(27) 4042-3544

22.542.368/0001-14 - VOE TELECOMUNICACÕES LTDA © 2024. Todos os direitos reservados.

Site seguro

https://voeinternet.com.br/ https://voeinternet.com.br/